terça-feira, 24 de julho de 2018

E Se Eu não Passar em Um Concurso?

Me diz uma coisa, você gostaria de encontrar um grande tesouro? Que tal se esse tesouro fosse o Tesouro de Bresa? Ou você nunca ouviu falar disso? Então eu vou te contar essa história! E aí você me diz se ela tem ou não a ver com você. E com a pressãozinha que você sempre tem quando se trata de concursos públicos. A pressãozinha do "e se eu não passar?" Essa história se passa na Babilônia, lá vivia um pobre rapaz, o Enedim... E o Enedim era alfaiate, mas ele queria muito alcançar novos horizontes, crescer na vida e tal. Ele queria ser muito rico e famoso. Um dia passeando pela Babilônia Ele encontrou um velhinho vendendo alguns livros em uma barraquinha de sebo Ele começou a folhear um livro aqui, outro ali e nessa brincadeira ele sentiu curiosidade em relação a um livro em especial, esse livro era diferente dos outros porque estavam escritos símbolos estranhos, diferentes.

Coisas que o Enedim nunca tinha visto na vida! O Enedim curioso, perguntou para o ancião o que que aquele livro falava O que o ancião respondeu? Esse livro é uma preciosidade e custa muito pouco... para o que ele pode te dar. Acontece que o Enedim tinha pouco dinheiro e mesmo que o livro fosse barato para o Enedim era um valor muito alto, afinal ele era um simples alfaiate. Mas aí ele pensou: Eu sou esperto, trabalho muito, corro atrás... Estou curioso para saber do que se trata esse livro.

E aí decidiu fazer um esforço e comprar o livro. E então ele foi para casa com aquele misterioso exemplar. Ele deu uma passada pelas páginas, ficou intrigado e percebeu que alguns símbolos se repetiam. E assim foi durante algum tempo... Ele voltava do trabalho, dava uma olhada no livro tentando entender aqueles símbolos estranhos Até que um dia finalmente ele conseguiu decifrar alguma coisinha. Na primeira página ele descobriu a frase: O segredo do Tesouro de Bresa Foi quando ele ficou encantado, um tesouro! Ele finalmente poderia ter a chance de ficar rico. Depois ele continuou conseguindo traduzir cada vez mais frases. Ele descobriu que foi um cara chamado Bresa que tinha enterrado um tesouro em uma montanha específica E esse tesouro tinha ficado lá desde então. O livro se tornou a prioridade do Enedim na medida em que ele foi decifrando os primeiros códigos, surgiram símbolo diferentes E ele decifrava cada novidade que aparecia. Um dia ele descobriu que todos aqueles códigos que ele tinha decifrado Eram nada mais, nada menos que idiomas estrangeiros.

Como ninguém na Babilônia sabia falar aquelas línguas, o Enedim virou intérprete do rei E passou a ganhar bem melhor do que quando ele era um simples alfaiate. Só que Enedim ainda tinha um objetivo maior, ele queria encontrar o Tesouro de Bresa. Então quando ele não trabalhava como intérprete do rei, ele se voltava para os mistérios daquele livro. O Enedim, então, chegou a uma parte que já não havia mais idiomas a aprender. Mas sim umas páginas com umas fórmulas matemáticas.

O Enedim pensou, agora sim eu estou chegando cada vez mais perto do Tesouro de Bresa... Aí ele decidiu: Eu vou desvendar esses cálculos! Porque eles que vão me levar à montanha onde está o tesouro. Depois de algum tempo, lendo e resolvendo aqueles difíceis problemas de matemática O Enedim ficou tão bom em aritmética que começou a contruir coisas baseadas no conhecimento que ele tinha conseguido. Enquanto procurava por sua enorme fortuna. Ele chegou a construir uma ponte, que resolveu um grande problema de transporte no reino... E o rei decidiu nomear Enedim prefeito da cidade. O Enedim procurou por muitos, muitos anos o segredo de Bresa Mas apesar de tudo que conseguia aprender, Enedim nunca encontrava a tal fortuna. Mesmo assim ele não desistia, continuava a ler o livro que ensinou sobre: Política, religião, história, filosofia... Enedim se tornou o Primeiro Ministro no reino.

E o seu conhecimento trazia muita alegria e riqueza... não só para ele, como também para o seu povo. Chegou um momento em que o Enedim terminou o livro e o releu diversas vezes, mas nunca encontrava o mapa para o Tesouro de Bresa. Um dia o Enedim teve a oportunidade de encontrar o sacerdote em terras muito longínquas E comentou sobre esse livro, perguntou porquê mesmo depois de ter lido aqui tudo, depois de ter resolvido tantos problemas ainda não tinha encontrado o tesouro. Não que agora o tesouro fosse tão importante, porque o Enedim era um homem bem sucedido e muito rico. Ele só estava curioso, como sempre tinha sido. O sacerdote, rindo, respondeu com uma simplicidade: Você já encontrou esse tesouro há muito tempo! Quando você comprou esse livro você era um simples alfaiate e conseguiu com estudo e trabalho, alcançar riquezas inimagináveis. Bresa é um anagrama para a palavra saber e você encontrou o tesouro do saber.

O enorme tesouro que ninguém pode tirar de você! E essa foi a história do Enedim e de sua procura pelo Tesouro de Bresa. Voltando para os concursos públicos e para aquela pergunta que eu te fiz no início do vídeo "E se eu não passar?" Só não alcança resultados quem não desiste, procure pelo seu Tesouro de Bresa. Você não tem nada a perder, quando estuda, quando busca novos conhecimentos...

Quando você pega um livro de uma matéria desconhecida, é a mesma coisa do jovem desvendando os mistérios de Bresa. E é com esforço, trabalho e dedicação que você vai chegar a resultados. Estude para concurso com afinco e dedicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário